Retratando aspectos da vida e riquezas da região, o monumento-marco da BR 153, um amplo mural de concreto localizado na altura do km 93, que foi inaugurado em 1977. O mural mede 11,20 metros de largura por 2,20 metros de altura e está montado sobre um pedestal, também de concreto, com 2,20 metros de altura e é criação de José Cipriano da Silva, um artista catarinense, e que contou com a colaboração de Aldo Beck e do entalhador Jackson (sobrenome desconhecido).
O trabalho artístico mostra a agricultura, pecuária, indústria, avicultura e a vida do homem da região oeste catarinense, em baixo relevo. Dentro de sua técnica, Cipriano desenvolveu o trabalho partindo da criação do tema, seguindo-se o desenho em tamanho natural, para depois realizar o estudo dos cortes na madeira, que serviria de forma para a moldagem do concreto, isto na fase preparatória da obra. Já na fase de execução, o entalhador Jackson fez os entalhes em baixo relevo e, posteriormente, Cipriano tratou da montagem da forma e a concretagem final.
Cipriano teve seu merecido reconhecimento nacional como artista/projetista em 1977, quando foi convidado pelo DNER-SC para elaborar a criação do Mural para o Marco da Rodovia BR-153, inaugurada pelo presidente em exercício, Ernesto Geisel.
Clique na aba 'Arquivos' para consultar os documentos.